O homem, primata, é o lobo do homem.

O Homem é a maior catástrofe que já ocorreu ou virá a ocorrer neste belo planeta. O ambiente estava funcionando muito bem até a chegada do homem, inicialmente das cavernas, hoje o Homo sapiens sapiens… como um animal tão inteligente como o ser humano pode cometer tantas burrices? Um animal racional que age pelo instinto selvagem quando a situação se torna desconfortável ou quando a ambição e o egoísmo falam mais alto. Esse post é mais um desabafo filosófico do que a tentativa de analisar alguma coisa, até porque não há o que se analisar, basta ver como o mundo está. É o tipo de pensamento que consigo ter ouvindo os Titãs, dessa vez a música Homem Primata.

Um homem em um ambiente em que todos devem lutar com unhas e dentes por seu espaço, seu alimento e seu gole d’água. Este homem que foi corrompido pelo ambiente pois as condições para sobrevivência são péssimas. Este homem que por mais que queira a paz já não se incomoda em entrar em guerra com outro homem por um pouco de espaço, alimento e água. Homo homini lupus (O homem é o lobo do homem), nas sábias palavras de Hobbes.

É um ciclo vicioso progressivo entre Rousseau e Hobbes. A sociedade corrompe o homem, que se torna o lobo de outro homem, e assim molda uma nova sociedade que vai corromper outro homem; e este homem será o lobo de outro homem e moldará uma nova sociedade. Todos os atos são em decorrência da execução de outros, é óbvio mas poucos percebem isso.

A vida é uma sucessão de escolhas frente a situações consequentes a escolhas anteriores.

E ainda há gente que sonha que o mundo será consertado pelo homem… típicos utópicos esquerdistas que acham que se dividirmos tudo as pessoas irão ser felizes para sempre e o mundo será salvo… lamento muito por esses sonhadores que acham que o homem não é ambicioso e egoísta, e que acreditam também que ninguém irá querer acumular riquezas e comprar o que o outro possui. Pode até que aconteça de haver a divisão equalitária de bens e serviços entre todas as pessoas, mas como prevenir que haja acumulação? O homem não é burro o suficiente para não querer ser mais poderoso que outro.

A capacidade que o homem tem de se prevenir, como acumular alimento, água ou ter duas armas, se une ao egoísmo e à ambição e resulta neste capitalismo selvagem.

E dessa imensa capacidade que o homem tem em ser egoísta e ambicioso que surgem os crimes, a violência, a amizade por interesse, a criação e a destruição, e todas essas coisas a que estamos acostumados.

Isso foi apenas um desabafo com pouco contexto filosófico, diferente dos outros textos. A música dos Titãs, Homem Primata, se ouvida com atenção, certamente despertará pensamentos semelhantes ao que eu tenho sempre que a ouço.

Paulo Henrique Dragoni
PS.: Eu não editei este texto, fui escrevendo com o que vinha na minha cabeça, portanto não liguem se a qualidade estiver inferior aos outros posts.

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

2 pensamentos sobre “O homem, primata, é o lobo do homem.

  1. Concordo!

    Só acho que o homem pode sim salvar o mundo, mas isso acontecerá com um pensamento egoísta, o pensamento de querer ser o primeiro a achar as soluções e enriquecer com isso!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Gustavo Freitas, PH Dragoni. PH Dragoni said: O homem, primata, é o lobo do homem. http://wp.me/pZO5v-52 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: